Saiba quando você se torna o seu maior inimigo
- Lucas Donadel
- 12 de fev. de 2019
- 5 min de leitura
A grande diferença de um profissional de vendas bem-sucedido e de um que não tem sucesso é a forma de lidar com os seus medos e fracassos.

Quantas vezes você já se sentiu limitado ou sem forças para realizar algo importante?
Esse sentimento de frustração e incapacidade são brutais, não é mesmo? Se sua resposta foi sim, sinto - lhe informar que você foi vítima de auto sabotagem.
Ela te torna cada vez mais fraco, você fica prisioneiro do seu próprio cérebro e fica cada vez menos confiante. Lembra no artigo passado sobre mindset, que tudo o que você mentaliza o seu subconsciente realiza? E que a nossa mente tentará nos proteger de tudo o que for diferente e desconhecido, buscando nos livrar do sofrimento? Sabendo disso, e com o autodesenvolvimento, temos a chave que identifica nossos sabotadores.
O que dizemos e pensamos fica armazenado em nosso subconsciente e irá programar todas as nossas ações. Se você disser ou pensar que não vai conseguir, com certeza não conseguirá. Então é preciso exterminar as palavras e pensamentos sabotadores de seu vocabulário. Pense em palavras e pensamentos assertivos e de sucesso.
Em vez de dizer a si mesmo que não consegue encontrar novos clientes, diga que você vai encontrar novos clientes. Em vez de ficar colocando a culpa no mercado dizendo que ele está ruim, diga que o mercado está bom.
Busque repetir com frequência essas afirmações positivas para reprogramar o seu cérebro em direção aquilo que você realmente busca. Uma boa hora para exercitar essas afirmações é logo pela manhã após acordar.
Mais cedo ou mais tarde, você verá como isso faz toda a diferença no modo de ver a vida em geral e os desafios que ela te traz.
Existem também pessoas extremamente negativas, que vê empecilho em tudo e que quando você conversa com elas, elas te colocam para baixo, vive reclamando, fuja dessas pessoas!
Portanto, insira afirmações, pensamentos, ações e pessoas positivas na sua vida. Deseje o sucesso, afinal sem desejo não há sucesso.
O Grande Desafio
Para muitos profissionais, o grande desafio é vencer o medo, medo de fracassar e perder tempo, medo do cliente lhe perguntar algo e você não saber responder. Lembra quando disse no artigo anterior que existem pessoas que tem medo até de serem reconhecidas pelo seu sucesso? A grande diferença entre um profissional de vendas bem-sucedido e de um mediano é a forma de lidar com os seus medos e fracassos. Sentir medo é natural dos seres humanos, mas a grande sacada aqui é como você reage a ele.
Quantas vezes você enfrentou seu medo e toda a situação foi resolvida? E quantas vezes você ficou paralisado (a)?
Não deixe ser enganado por você mesmo, por suas próprias atitudes, comece com uma mentalidade corajosa e confiante.
Quantas vezes diante de um problema você ouviu as pessoas dizendo que a culpa não era delas? Quantas vezes você diante de um problema se pegou dizendo que a culpa não era sua? Isso acontece por uma coisa bem simples, o nosso cérebro tem a tendência de nos preservar diante de grandes desafios, já escrevi isso nos posts anteriores, é quase no piloto automático.
Quantas vezes você culpou a empresa, o mercado, os clientes e a economia do País? Para você chegar até um resultado ruim, aconteceram uma série de escolhas que determinaram o seu resultado. Pense em uma situação onde você teve um resultado ruim, agora quero que reflita com uma pergunta: O que você poderia ter feito diferente que poderia ter tido um resultado diferente?
É parte da nossa vida a tomada de decisões que podem ou não prejudicar uma venda. Portanto, você tem de assumir a responsabilidade de suas ações. Do contrário, será perda de tempo, pois não importa qual seja as suas justificativas elas não mudarão a sua situação.
Quando justificamos uma escolha ou uma ação, temos a impressão que está tudo bem, afinal, tentamos algo que deu errado, mas não foi nossa culpa. Esse tipo de pensamento é perigoso, uma tremenda armadilha para nossa mente.
Portanto pare de criar justificativas de que não tem sucesso nas vendas e assuma que alguma coisa está errada, a responsabilidade é SUA, somente sua. Não vai adiantar reclamar ou tentar encontrar um culpado. Crie o hábito de substituir a justificativa por um pedido de ajuda e cooperação, encontre o positivo da situação, aprenda com ela para garantir que a situação não se repita.
A Falta de tempo
Quantas vezes você já se queixou por falta de tempo por exemplo? Atendi uma cliente um dia desses que me disse que não tinha tempo para falar comigo ao telefone sobre uma coisa importante para ela. Perguntei se no whatsapp ela me responderia, ela me disse que não, não tinha tempo pois trabalhava demais. Nessa hora eu me perguntei, quantas oportunidades ela está perdendo por essa falta de tempo/planejamento?
Portanto, precisamos mudar de vez essa realidade, temos que tornar nosso tempo mais produtivo e aumentar nossos resultados, talvez você tenha dificuldades, procure um profissional, um Coach.
Durante todo nosso dia, chegamos a pensar que 24 horas não são suficientes para dar conta de tudo. A falta de gestão de tempo é nosso grande sabotador. Precisamos mudar nosso mindset, pois 24 horas são suficiente sim para cumprirmos com todos os compromissos profissionais e pessoais, basta ter planejamento.
Quantas vezes você tentou programar o seu dia e percebeu que a quantidade de tarefas era tão grande que começaram a acumular, você se desmotivou e deixou para depois? Isso se não desistiu, não é mesmo?
Na metodologia de Coaching Comportamental Evolutivo® do Instituto Edson de Paula, temos uma ferramenta valiosa de tempo chamada “Modelo 1234 Gestão de Tempo”. Com ela você consegue perceber suas tarefas de prioridade alta, média, delegável e desperdício de tempo. Assim você é capaz de planejar e gerir o seu tempo.
Com tudo isso, tenho a certeza que você não quer ser um profissional medíocre (aquele que está sempre na média), se contentar com pouco, talvez uma venda por mês e apenas honrar com seus compromissos, certo?
Qual o seu verdadeiro propósito?
Por qual motivo você se levanta toda manhã e vai trabalhar? O que quer da sua vida? Por que vale a pena levantar toda manhã e seguir em frente em sua carreira? Afinal descobrir o seu real propósito é encontrar o motivo para seguir em frente. Assuma as suas limitações, assuma também as suas potencialidades, melhore - as ainda mais, seja protagonista e pague o preço. Um vendedor sem propósito e sem um objetivo definido se torna apenas um realizador de tarefas e estará sempre suscetível ao acaso, contando com a sorte.
Agora, quando for atender seu próximo cliente, tenha com você seu propósito de forma clara na sua mente e se por ventura você não conseguir, analisa todo o contexto, identifique o seu erro, aprenda com ele, erga a cabeça e parte para o próximo atendimento ainda com mais energia para chegar e alcançar o seu propósito.
Vamos juntos? Curta e compartilhe esse post.
Muito Obrigado pelo carinho Cintia, Gratidão! Estamos juntos.
Lucas vc é TOPPPPP !!! Parabénsss pelo seu crescimento , um grande bju